PASSO DO SOBRADO | RS 

Scopel Gestão Hospitalar inaugura Pronto Atendimento em Passo do Sobrado

TEXTO:VOLTENCIR FLECK | COMUNICAÇÃO SCOPEL GESTÃO HOSPITALAR

FOTOS:  CLÁUDIO FROEMMING.

A segunda-feira, 04 de junho, foi um dia atípico para os aproximadamente  6.500 moradores do município de Passo do Sobrado, localizado na Região dos Vales do Taquari e Rio Pardo, há aproximadamente 25 Km de Santa Cruz do Sul e 140 Km de Porto Alegre.

Após dois anos fechado, o local onde funcionava o Hospital Nossa Senhora do Rosário foi reaberto, com a mesma nomenclatura, agora na condição de Pronto Atendimento, pela Associação Beneficente Silvio Scopel.

Neste espaço, reformado e organizado para servir primeiramente  como um centro de especialidades médicas,   serão disponibilizadas, gradativamente,  serviços nas áreas de  pediatria, ginecologia, cardiologia, traumatologia, neurologia clínica,  gastroenterologista,  cirurgia plástica, dermatologia clínica, cirurgia geral  e acupuntura.

As ações contarão – além da equipe médica, com 16 colaboradores.

“Os atendimentos serão feitos, neste primeiro momento, através de agendamentos. Buscamos, o mais breve possível,  iniciar o Pronto Atendimento pelo SUS e, logo a seguir,  fortalecer a saúde pública local  e regional com um Hospital de Pequeno Porte (HPP).  Sabemos que é possível, porque o Hospital Padre Catelli, de Anta Gorda, é um exemplo que temos de trabalho sério e de credibilidade para aquela comunidade”, ressaltou o superintendente geral da Scopel Gestão Hospitalar, Dr. Piraju Nicola Neto.

Atendimento humanizado e acolhedor

No momento que o atendimento do SUS ocorrer, o funcionamento da instituição hospitalar dos passo-sobradenses será de segundas a sextas-feiras, das 17h às 7h e, nos finais de semana e feriados, nas 24 horas do dia.

O serviço particular e os convênios já acontecem das 8h às 17h.

“Um atendimento digno, humanizado e acolhedor tornará o Nossa Senhora do Rosário referência regional. Nossos colaboradores foram escolhidos minuciosamente, portanto, são capacitados para fazer o melhor em se tratando de salvar vidas”, explicou o Dr. Piraju Nicola Neto, que enalteceu a atitude das autoridades.

“Agradecemos aos poderes Executivo e Legislativo pelo apoio e, principalmente, pela coragem e a determinação por terem permitido a retomada deste espaço, que volta a cuidar da vida de centenas de pessoas desta cidade”, finalizou.

Vereadores definirão o futuro da saúde

A Administração Municipal passo-sobradense,  afirmou para a imprensa regional que na mesma  semana enviará um Projeto de Lei para análise do Legislativo, solicitando autorização para firmar convênio com a Associação Beneficente Silvio Scopel.

Se os vereadores aprovarem a solicitação do Executivo, o atendimento do plantão da Unidade Básica de Saúde passará a ser responsabilidade do Pronto Atendimento Nossa Senhora do Rosário.

 

“Quem necessita de um atendimento digno, humano e de qualidade é a nossa população”, disse o vice-prefeito

“Na saúde, hoje, todos nós estamos dando um grande passo. É uma enorme satisfação, não apenas como gestor público, mas também como passo-sobradense, porque, nascido aqui neste município como grande parte das pessoas que estão aqui hoje, sabe-se da história deste hospital.

A minha grande tristeza, nos últimos tempos, dava-se  quando passava aqui pela frente e olhava uma placa de vende-se que, na pior das hipóteses, imaginávamos que de repente poderia servir para  algum outro ramo quem não fosse na área da saúde.

Essa satisfação no dia de hoje, como passo-sobradense, é de abrir novamente as portas desta instituição. Vale lembrar que, senão toda, para grande parte da nossa população esse prédio fez história.

Hoje, em uma nova oportunidade,  estamos de braços abertos trabalhando pelas pessoas de Passo do Sobrado. Porque, quem necessita de um atendimento digno, humano e de qualidade é a nossa população. Parabéns a todos. Que Nossa Senhora do Rosário, padroeira do nosso município – que dá o nome a este local, ilumine a instituição que assume aqui para que se torne referência em saúde, não apenas para o nosso município, mas em toda a região, dando qualidade e dignidade à saúde que todos nós merecemos”, enfatizou o vice-prefeito Cristiano Konzen.

 

“Dona Míntia” homenageada

Um momento extremamente especial marcou a cerimônia de inauguração do Pronto Atendimento Nossa Senhora do Rosário, quando a senhora Maria Hermínia Helfer, carinhosamente chamada de “Dona Míntia”, de 88 anos,  foi homenageada.

“Quando o assunto é o Hospital Nossa Senhora do Rosário,  em Passo do Sobrado, a primeira lembrança de grande parte da população é a dona Míntia. Ela é o verdadeiro símbolo, referência da saúde desta população, afinal, foram 30 anos de atuação na instituição hospitalar, com 13 anos atendendo a domicílio e 17 aqui, neste espaço que hoje estamos inaugurando. No decorrer de todo este tempo, foram aproximadamente mil partos. Para nós, é uma alegria imensa poder abraçar essa pessoa incrível, cheia de energia, que tem muitas histórias para contar. A presença dela aqui fortalece a nossa esperança, e nos fazer ter a plena convicção que, com o apoio da comunidade, vamos prosperar na missão de bem atender e prestar socorro para centenas de pessoas, seguindo este grande exemplo de dedicação pela saúde. Obrigado, ‘dona Míntia’, muito obrigado,  pela presença e conselhos dados para a nossa equipe agora, quando a história da saúde dos passo-sobradenses  ganha vida, à partir do nosso trabalho”, destacou a superintendente administrativa da Scopel Gestão Hospitalar, Ana Paula Barros.

Dona Míntia agradeceu a homenagem, disse estar muito feliz com por viver este momento de reabertura do ‘Hospital’ Nossa Senhora do Rosário, e que ainda tem forças para trabalhar se for preciso.

“O que eu posso dizer,  como é que vou responder?

Uma coisa que diziam que nunca mais (abririam as portas) . Mas eu disse, há três semanas atrás, que tinha um palpite que o Hospital iria abrir de novo. O meu santo é forte.

O ruim, hoje são as muletas que tenho em função de um acidente. Mas, se precisar, em um último recurso, volto a trabalhar, não deixo morrer ninguém.

Tenho saudade, muita saudade.

Tinha noites, aqui que eu atendia 4, 5 partos.

Era pau de toda a obra.

O meu sentimento é que eu não posso mais trabalhar, pela idade e pelo acidente. Pela idade eu trabalhava ainda. E assim mesmo, eu ainda salvo uma criança, eu tiro uma criança da toca, ainda”, relatou.

 

Bênção na inauguração e autoridades

O diácono da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Bruno Eichelberger, abençoou o local, neste momento de reabertura das portas da Casa de Saúde dos passo-sobradenses.

Ele representou o padre José Inácio Stratmann, que não estava no município naquele momento.

Além da diretoria estatutária da Associação Beneficente Silvio Scopel, marcaram presença no evento, representantes do Executivo - secretários municipais,  Legislativo e comunidade em geral.

1/1

51-3902-5488

  • whats
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

©  Scopel Gestão Hospitalar - Since 1959